SONHO DE UMA NOITE DE CARNAVAL

Poema de OLIVEIRA E SILVA ilustrado por ALBERTO LIMA publicado na REVISTA DA SEMANA de 5 de fevereiro de 1921



SONHO DE UMA NOITE DE CARNAVAL

Lembro: o ruído que ferve e desvaira... o deleite...
A turba imensa... tu passaste e nós sorrimos,
Deslumbrado, confuso e comovido, amei-te
Num minuto supremo, e nunca mais nos vimos!

Nunca mais! Desse amor no delírio das ruas
Ficou-me um travo leve, uma doçura atroz:
Não tive as minhas mãos palpitando nas tuas!
Não escutei, sequer, o som de tua voz!

Todo o ano, a recordar-te o brilho, desfaleço,
Em meio à multidão álacre, no tumulto,
De repente, estou só e, pálido, estremeço,
Pressentindo que vai aparecer teu vulto.

Sonho de Carnaval, maravilhoso e triste!
Ah! Mundos de prazer, que em vão imaginamos!
Nunca mais eu te vi! Nunca mais tu me viste!
Porque tardas? A vida é breve... nós passamos... 



Palhaço, original pintado com a boca e o pé por Gonçalo Borges

Nenhum comentário: